Sobre nós

“A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem.”

- José Ortega y Gasset.


“Em um lugar onde não há atividades culturais, a violência vira o espetáculo.”


O Instituto Trilhas nasce em agosto de 2015, a partir dos trabalhos do Programa de Cultura Filosofando, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), desenvolvidos em Senador Pompeu. O programa, idealizado por Ismael Lima, aluno do curso de Filosofia da UFCA, era composto por seis projetos, todos com o objetivo de pensar a Filosofia dentro dos espaços e expressões cotidianas que vivenciamos.

A partir dessa experiência, em conversa com Mayk Lenno, à época, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicatólica, em agosto de 2015, nasce a proposta de criar o Instituto Trilhas, abraçada por amigos próximos dispostos a efetivar a ideia que, na verdade, começou na prática para só depois ir para o papel. Militando em causas sociais, de caráter educacional e cultural, o grupo já desenvolvia suas atividades antes mesmo de reunir e registrar toda a documentação necessária, que só aconteceu em janeiro de 2016.

Neste mesmo ano, já registrado e documentado, o Instituto Trilhas decidiu ousar, e em parceria com o Instituto Assum Preto, abriu a Casa de Culturas e Ponto das Artes de Senador Pompeu, no Bairro Alto da Esperança, com o intuito de criar um espaço para a promoção de interação social através da arte e da cultura. Inaugurada em fevereiro, a Casa foi um ponto de apoio para o desenvolvimento de inúmeras atividades: cineclube, exposições fotográficas, oficinas de artes, grupos de leituras, cafés com poesia, aulas de dança, oficinas de teatro, rodas de conversa, seminários, visitas guiadas aos Casarões, orientação jurídica e psicológica, Semana de Arte e Cultura, shows, intervenções artísticas urbanas etc.

Com sede atual localizada à Rua Dr. Eládio Magalhães, s/n, Bairro Centro, o Instituto Trilhas configura-se como associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, apartidária e filantrópica, de caráter social, político, educativo, assistencial e cultural. Dentro de suas finalidades estão a proposta de contribuir para a promoção da assistência social; da inclusão social e cultura das camadas menos favorecidas; desenvolvimento de atividades culturais, de defesa e conservação do patrimônio histórico, cultural, artístico, material e imaterial; lutar pela promoção de uma educação pública, gratuita, democrática e de qualidade; defesa da preservação e conservação do meio ambiente, bem como incentivo às iniciativas de desenvolvimento sustentável; enfim, luta pela garantia e promoção de direitos estabelecidos e pela construção de novos direitos.

O Instituto Trilhas tem como missão promover arte e cultura como ferramenta de transformação de realidades excludentes, bem como instrumento de desenvolvimento humano e social de cada indivíduo. O Trilhas compreende que a cultura é sim necessária para a efetivação de uma sociedade cada vez menos desigual, mais justa, mais humana e mais livre, tornando-se caminho para a construção de uma educação como prática libertadora e efetivação da cidadania.

Vale salientar que através do Ponto das Artes, o Instituto desenvolve atividades na sede e nas comunidades rurais do município de Senador Pompeu, mantendo parcerias com associações comunitárias, igrejas e outras entidades, possuindo ainda diversos parceiros noutros municípios da região sertão central e do Ceará, como Quixeramobim, Quixadá, Pedra Branca, Mineirolândia, Piquet Carneiro, Deputado Irapuan Pinheiro, Juazeiro do Norte e Fortaleza.

É importante frisar a participação cativa do Instituto Trilhas no Conselho Municipal de Patrimônio, no Comitê Municipal pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (iniciativa coordenada pelo Instituto juntamente com o Ministério Público local) e no Conselho Municipal da Assistência Social, no qual o Trilhas ocupa a cadeira da presidência. 


Todo o trabalho desenvolvido pelo Instituto Trilhas é voluntário e os recursos para a manutenção do Ponto das Artes Professor Junior Holanda e a realização de projetos e atividades diversas são oriundos de doações, feitas principalmente pelos próprios membros do Instituto e/ou amigos, e projetos aprovados em editais de incentivo à arte e à cultura.

CURIOSIDADE: A data do dia 20 de agosto de 2015 é tomada como data de nascimento e aniversário do Instituto Trilhas em razão da polêmica do "Puxadinho", obra realizada ao lado da Igreja Matriz de Senador Pompeu pela própria Paróquia que, no nosso entendimento, trata-se de uma forte agressão ao patrimônio histórico local. Nosso primeiro ato como coletivo foi uma nota de repúdio e um debate em praça pública sobre a importância da preservação do patrimônio histórico de um lugar.

EVOLUÇÃO DOS LOGOTIPOS
2015
2017


DIRETORIA EXECUTIVA
Com mandato de quatro anos, válido até 31/12/2023, a diretoria executiva do Instituto Trilhas tem a seguinte formação atualmente: 
Presidente: Ismael Lima, professor e produtor cultural

Vice-Presidente: Edivan Alves, estudante universitário

Secretária Geral: Jessica Victoria, psicóloga

Primeiro Secretário: Helton Souza, professor e historiador

Tesoureira Geral: Luana Affla, arquiteta, dançarina e produtora cultural

Primeira Tesoureira: Yasmin Lima, atriz e estudante universitária
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSTITUTO TRILHAS PROMOVE SEGUNDA EDIÇÃO DO COLÓQUIO DIAS MULHERES VIRÃO

FILOSOFIA, FEMINISMOS E DIVERSIDADE: prazo para submissão de trabalhos prorrogado!

Filosofia para o fim do ano: Trilhas lança o e-book Filosofia e Pensamento Crítico do Norte e Nordeste