FILOSOFIA DENDICASA: Reflexões filosóficas em tempos de quarentena


Filosofia Dendicasa são lives filosóficas no Instagram sobre os mais diversos temas. 
Pensando nas inúmeras estratégias possíveis para promover arte, cultura e entretenimento ao público diverso nestes tempos de quarentena, o Instituto Trilhas tem promovido diversas ações através dos mais diversos canais digitais acessíveis, levando uma programação semanal de qualidade, com entrevistas e pocket shows musicais, indicações de filmes, dinâmicas de valorização da cultura popular. Dentre as ações desenvolvidas está o projeto Filosofia Dendicasa, uma janela que se abre para podermos pensar e fazer Filosofia em tempos de Coronavírus.

A partir de perfil criado na rede social Instagram (@filosofiadendicasa), o projeto propõe o exercício filosófico a partir de conversas via lives mediadas pelo Professor Ismael Lima e com a participação de convidados especiais, dentre eles, professores e alunos egressos do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) bem como pesquisadores de outras IES, abordando os temas mais diversos, todas as terças e quintas-feira, sempre às 10h. Além dos diálogos filosóficos, a página também servirá como canal de divulgação de eventos, obras, projetos e outras ações que possuam relação direta com a Filosofia e o Instituto Trilhas.

O projeto teve início no último dia 07 de abril, e já contou com as participações dos professores Andrey Rodrigues ("Solidão em Schopenhauer"), Brendha Malheiro ("A educação kantiana como forma para atingir a autonomia do sujeito"), Liete Nascimento (Scientias sexualis e o dispositivo da sexualidade: reflexões a partir de Michel Foucault") e Jonas Paulino ("Ética em Sartre"). Amanhã, dia 21 de abril, a live tem como tema "Matutando a Filosofia: a visão de mundo do homem sertanejo" e o nosso convidado é o professor Francisco Silva. Já na quinta-feira, 23, o projeto recebe Rodrigo Fonseca, diretamente da França, e debate sobre "a medicina filosófica de Hipócrates e Galeno e sua influência na medicina cartesiana".

A partir desta semana, o conteúdo das lives passará a ser publicado no canal do Instituto Trilhas no YouTube, com o compartilhamento do link na página do Instituto no Facebook, de modo a ampliar o alcance do projeto e possibilitar maior acesso ao conteúdo de cada conversa.



Serviço: Projeto Filosofia Dendicasa (Instituto Trilhas)

Ao vivo no Instagram (@filosofiadendicasa)
Terças e Quintas-Feiras, 10h

Gravado no YouTube
Quartas e Sextas-Feiras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filosofia para o fim do ano: Trilhas lança o e-book Filosofia e Pensamento Crítico do Norte e Nordeste

FILOSOFIA, FEMINISMOS E DIVERSIDADE: prazo para submissão de trabalhos prorrogado!

Dois novos e-books da série Filosofia em Rede publicados e disponíveis para download gratuitamente